Friday, May 13, 2011

Cadencia na corrida!

Ao contrario que todos pensam, de acordo com a maioria dos estudos, aumentar a passada para ir mais rapido nao ira te fazer correr mais rapido, muito pelo contrario. Quando o corredor aumenta a passada e diminue a cadencia, ele acaba aterrizando com o calcanhar e seria como se estivesse pisando no freio de seu carro. Isso so eh possivel quando se esta de tenis com o calcanhar elevado e super acolchoado, o que acaba com a maneira natural de correr. Se vc pedir a qualquer pessoa para correr descalco, na primeira vez e o atleta aterrizar com o calcanhar tenho certeza que vai doer, pois esta nao eh a maneira natural de correr. Quando uma pessoa corre de fivefingers ela corre de maneira natural, praticamente descalco, ou seja,  ela tende a aterrizar no chao com as pontas dos pes, pois essa sim eh a maneira natural do ser humano de correr.
Quando se corre de fivefingers a passada diminue e o tempo em que o pe fica em contato com o chao tende a ser muito menor! Desta forma, o corredor tera um “turnover” mais rapido,  e consequentemente, correra mais rapido, melhor e de forma mais eficiente. A cadencia perfeita na corrida e de 180 passos por minuto (ou 90 passos com cada perna).
Desde que comecei no triathlon minha cadencia no ciclismo era muito baixa, em torno de 60 rpm, porem, desde que comecei a correr de fivefingers minha cadencia melhorou muito no ciclismo tambem. Ainda nao achei nenhuma bibliografia confirmando isto, porem, ja pratiquei muito em treino e realmente ajuda. Agora, toda vez que estou competindo meu objetivo no ciclismo eh manter uma cadencia de 90rpm, sendo assim minha transicao ciclismo corrida eh muito mais facil pois estou na mesmo cadencia. Logo, os fivefingers nao so tem me ajudado com uma corrida melhor e mais eficiente mas tem me ajudado muito no ciclismo tambem.

No comments:

Post a Comment