Thursday, May 26, 2011

Palestra

Triatleta Richard Wygand dá palestra sobre o uso do Vibram FiveFingers em provas de corrida

Brasileiro radicado nos EUA é o único atleta a participar do IronMan Brasil 2011 com a revolucionária “luva para os pés” e fala sobre essa experiência em palestra que dará nesta sexta-feira, dia 27 de maio, em Florianópolis.
Os atrativos do IronMan Brasil 2011 não se limitam ao dia 29, quando será realizada a richard_wygandcompetição de triátlon mais famosa do mundo. Dos dias 23 a 28 de maio acontece a Semana Expo IronMan Brasil, na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC).
Um dos destaques da semana é a palestra que o triatleta Richard Wygand promoverá, na próxima sexta-feira, dia 27, às 18h30, no restaurante Taiko do Shopping Iguatemi Florianópolis. Richard será o único competidor do IronMan a realizar o percurso de corrida com o calçado conhecido como “luvas para os pés”, o Vibram FiveFingers®.
Adepto do barefoot running, ou “correr descalço”, Richard falará sobre o processo de adaptação para o uso do Vibram FiveFingers® para a prática esportiva de alto desempenho. O triatleta também discutirá os benefícios do produto para suas atividades.
sprint m113 red_masculino_altaO Vibram FiveFingers® já recebeu o aval de estudiosos de diversas áreas, como Daniel Lieberman, professor de Biologia Humana Evolutiva de Harvard. Segundo estudo de Lieberman, depois dos anos 70, quando surgiram os primeiros calçados específicos para a corrida, os esportistas passaram a inverter a pisada, ou seja, o corredor passa a tocar o chão primeiro com o calcanhar e só depois com a parte frontal do pé. A repetição desse movimento aumenta o risco de lesões nas articulações do corpo todo.
Com o Vibram FiveFingers®, entretanto, os movimentos das passadas se aproximam do mecanismo natural do corpo, em que a planta do pé é usada para dar suporte à pisada, o que evita lesões e desconfortos.
“Deste modo, completa-se o amplo movimento da passada, junto a utilização dos mecanismos dos músculos esqueléticos que a natureza criou para atenuar o impacto, e com o Vibram FiveFingers é o mais perto que conseguimos chegar disso”, completa José Marques Neto, ortopedista e especialista em medicina esportiva.
Sobre Richard Wygand
Richard sempre foi um apaixonado por esportes e aos 10 anos de idade já praticava basquete em competições. A prática de triátlon começou em 2004, quando morou pela primeira vez nos EUA, depois de ter ficado um longo tempo sem praticar esportes. Na época Richard estava com 50kg acima do peso e levava uma vida nada saudável. Foi quando resolveu mudar de vida, comprou uma bike de triátlon e foi treinar. Morando no Brasil, já em 2006 passou a competir profissionalmente em provas de Ironman e mudou-se com a esposa brasileira para os EUA para poder treinar melhor e com maior qualidade de vida. Ainda em 2006 teve seu primeiro contato com o Vibram FiveFingers, quando trabalhava em uma loja com produtos de corrida.

Desde então Richard só evoluiu como atleta e em 2008 montou sua própria equipe esportiva, onde treina atletas de triátlon e de corrida para todas as distâncias. Hoje, Richard vive 100% do esporte, como atleta e treinador, sendo um competidor 100% barefoot e RAW, ou seja, utiliza apenas Vibram FiveFingers para seus treinos e competições de triátlon e corrida. Além disso, é adepto da dieta Vegan, comendo apenas alimentos crus.

2 comments:

  1. Legal! Legal! Boa Sorte amanhã!
    A propósito, qual o modelo que você mais se adequou? E qual o que você recomendaria para corridas de rua?

    ReplyDelete
  2. Alexandre, Gosto de todos os modelos....Fiz a prova com o Bikila, mas gosto muito de correr com o KSO, no qual, ja fiz 20km. Todos sao recomendados para corrida de rua.
    abs

    ReplyDelete