Monday, May 9, 2011

Tenis X FiveFingers

Em outubro de 2010 eu fiz um teste antes de correr minha primeira meia maratona de FiveFingers.
O teste foi bem simples mas foi o suficiente para eu decidir correr a meia maratona de FiveFingers, primeira competicao mais longa com eles.

O Teste foi assim: Sai para correr 12km de tenis de corrida, era um treino facil e o resultado foi 12km com media de 4'41'' por km, frequencia cardiaca com media de 149bpm. Gravei o percurso no GPS. Uma semana depois, fiz o mesmo percurso, na mesma hora do dia, so que dessa vez de Vibram FiveFingers e o resultado foi impressionante: 12km, 4'19'' por km, frequencia cardiaca com  a mesma media de 149bpm!

Apos esse teste, comprovei na pratica mais uma vez o que ja tinha lido e estudado a respeito que, correr de FiveFingers realmente te faz correr de forma mais eficiente, correndo mais rapido com menos esforco. Isto porque, quando corremos com tenis com acolchoamento, precisamos fazer mais esforco para completar a pisada, e tirar o pe do chao, o que nao acontece com os Fivefingers. Com os fivefingers tocamos o chao de forma mais correta, ou seja, com as pontas dos pes,  fazendo assim menos forca para nos movermos, com uma pisada mais rapida e muito mais eficiente!

Ainda, conforme estudos, correr de FiveFingers consome a menos de 3 a 5% de Oxigenio, e o resultado eh uma corrida mais eficaz demandando menos esforco.

Por isto, nao pense duas vezes quando tiver que decidir entre um Fivefingers e um tenis com acolchoamento, sempre lembrando que este processo de transicao (tenis para fivefngers) deve ser feito de forma consciente, mas isto eh assunto para um proximo post.

Feel good,

RW

5 comments:

  1. Olá!

    Parabéns pelo Blog.

    Estou correndo com 5Fingers há algumas semanas e estou nessa fase de transição. Estou gostando muito. Queria só tirar uma dúvida: você tem algum patrocínio do Five Fingers?

    Mais uma vez, parabéns pelo Blog.
    Alexandre.

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Ola, que bom que gostou do Blog.
    Respondendo sua pergunta, ha 3 anos comecei a usar os fivefingers. Ano passado competi com eles...pensei ate em fazer o ironman da Florida com eles mas nao me senti preparado! Em Janeiro deste ano decidi fazer o Ironman Brasil com eles e descobri que eles estavam chegando no Brasil. Entrei em contato com a importadora dos fivefingers Brasil para ver se eles gostariam de firmar parcerias! Eles foram muito legais e abracaram a ideia e hoje estao me apoiando nesta empreitada do IM Brasil.
    Abs
    RW

    ReplyDelete
  4. Legal! Boa Sorte!
    E para as corridas de longa duração, qual o modelo que você indicaria? Considere os modelos disponíveis no mercado americano. Abs. Alex.

    ReplyDelete
  5. Obrigado!
    Quanto aos modelos gosto de todos...ate uns 20km corro com o KSO (meu preferido) mas como tem 3mm na sola ainda nao me sinto seguro para correr uma maratona com eles...quero chegar la! Correrei o ironman de Bikila(4mm), acho que no comeco para longa distancia melhor o Bikila e o Bikila LS que ainda nao chegou no Brasil.Minha esposa gosta mais do sprint, ja corre 20km com eles, e ja ganhou prova de 5km e de 10km com o sprint!
    abs

    ReplyDelete